Programa de Isenção de Visto (Visa Waiver Program – VWP) – Electronic System for Travel Authorization

  • visto
  • Programa de Isenção de Visto (Visa Waiver Program – VWP) – Electronic System for Travel Authorization

A partir de 12 de janeiro de 2009 mesmo os isentos de visto para entrada nos Estados Unidos terão que solicitar autorização junto ao Departamento de Segurança Interna, sendo que tal solicitação deverá ser feita pela Internet, através do preenchimento de um formulário eletrônico (somente disponível em inglês) no site Electronic System for Travel Authorizationlink.

Observe-se que a solicitação pode ser feita a qualquer momento antes da viagem. Todavia, é recomendável que seja realizada com pelo menos 72 horas de antencedência, uma vez que o procedimento é novo e também pelo fato de que a autorização pode não ser imediata.

Após o requerimento, eis as respostas que poderão ser obtidas:

  • Autorização Aprovada, significa que o solicitante poderá embarcar sem problemas, pois a sua viagem foi autorizada;
  • Viagem Não Autorizada, ou seja, o solicitante deverá requerer o visto de entrada de não-imigrante na embaixada americana ou no consulado; e,
  • Autorização Pendente, neste caso, o solicitante terá que continuar acessando o site do ESTA – link – até receber uma posição final, ou seja, se a sua viagem está ou não autorizada.

Destaque-se que o número da aprovação será emitido pelo próprio Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA – Electronic System for Travel Authorization), ocasião onde também será solicitado que forneça ao Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras do Departamento de Segurança Interna (DHS) informações biográficas e também sobre a qualificação ao Programa de Isenção de Vistos.

A autorização do ESTA não garante a entrada nos EUA, posto que os oficiais da imigração têm total autonomia para determinar a admissão do viajante no país. Assim sendo, tal aprovação apenas autoriza o viajante a embarcar para os Estados Unidos.

Até que o ESTA se torne obrigatório para todos os viajantes do Programa de Isenção de Vistos em 12 de janeiro de 2009, os solicitantes ESTA ainda deverão preencher o formulário I-94W a caminho dos EUA para apresentação em um ponto de ingresso do país.


O que é o ESTA?

O Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem é um sistema novo on-line, completamente automático, para inspeção de passageiros antes que eles iniciem a viagem para os Estados Unidos pelo Programa de Isenção de Vistos.

O ESTA solicitará aos candidatos que forneçam ao Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras do Departamento de Segurança Interna (DHS) informações biográficas básicas e sobre qualificação ao Programa de Isenção de Vistos. Essas informações permitirão às autoridades americanas determinar, antes da viagem do candidato, se ele está qualificado para viajar pelo Programa de Isenção de Vistos.
Quem precisa solicitar número de aprovação e autorização ESTA?

O ESTA possibilita que cidadãos qualificados dos países incluídos no Programa de Isenção do Vistos solicitem com antecedência autorização para viajar aos Estados Unidos com base no programa.
Como solicitar autorização para viajar pelo programa ESTA?
Acesse o site do ESTA https://esta.cbp.dhs.gov/ (esse site estará disponível a partir de 1º. de agosto de 2008) e preencha o formulário de solicitação on-line em inglês. (Outras línguas estarão disponíveis no futuro.) Pelo sistema na internet, você responderá a perguntas biográficas básicas e sobre qualificação normalmente exigidas no formulário I-94W de papel.
Quando devo solicitar?

A partir de 1º. de agosto de 2008, o ESTA estará disponível na internet para os cidadãos dos países do Programa de Isenção de Vistos. O sistema se tornará obrigatório em 12 de janeiro de 2009. As solicitações podem ser feitas a qualquer momento antes da viagem; contudo, o DHS recomenda que sejam feitas no mínimo 72 horas antes da viagem. Por ser um programa novo, aconselha-se aos viajantes fazer a solicitação com antecedência para evitar atrasos na viagem.
Que tipo de resposta receberei depois de fazer minha solicitação ESTA?

Você receberá uma das seguintes respostas:
1. Autorização Aprovada: a viagem para os EUA foi autorizada.
2. Viagem não Autorizada: o viajante deve obter um visto de não-imigrante na Embaixada ou Consulado dos EUA antes de viajar para esse país.
3. Autorização Pendente: o viajante deverá acessar o site do ESTA dentro de 72 horas para fazer atualizações e receber uma resposta definitiva.
Por quanto tempo a autorização ESTA é válida?

Uma autorização de viagem aprovada por meio do ESTA é válida, a não ser que seja revogada, por até dois anos ou até que o passaporte do viajante expire, o que ocorrer primeiro. A autorização também é válida para várias entradas nos EUA. À medida que as futuras viagens forem planejadas, ou se os endereços de destino ou os itinerários de um solicitante forem alterados após a autorização ter sido aprovada, essas informações poderão ser facilmente atualizadas por meio do site do ESTA.
O número de autorização ESTA garante entrada nos Estados Unidos?

Não, uma autorização de viagem ESTA aprovada não é garantia de admissão em um ponto de ingresso dos Estados Unidos. A aprovação ESTA apenas autoriza o viajante a embarcar em um meio de transporte rumo ao país, nos termos do VWP. Os inspetores da Alfândega e Proteção de Fronteiras do ponto de ingresso determinam se o viajante será admitido nos EUA. (Para mais informações, favor acessar “Para visitantes internacionais” em www.CBP.gov/travel
Ainda será preciso preencher o formulário I-94W?

Até que o ESTA se torne obrigatório para todos os viajantes do Programa de Isenção de Vistos em 12 de janeiro de 2009, os solicitantes ESTA ainda deverão preencher o formulário I-94W a caminho dos EUA para apresentação em um ponto de ingresso do país.

Informações adicionais com relação ao programa ESTA estão disponíveis em:

Para mais informações sobre o Programa de Isenção de Vistos:

Fonte: site da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.