O Brasil irá ingressar no programa Global Entry até a primeira metade de 2016

  • Notícias
  • O Brasil irá ingressar no programa Global Entry até a primeira metade de 2016

Fonte: NULL

Na data de ontem 30 de junho de 2015, a presidente Dilma Rousseff anunciou – em pronunciamento conjunto com o presidente Barack Obama – a assinatura de um acordo entre os dois países com o objetivo de facilitar o ingresso de brasileiros que viajam frequentemente para os Estados Unidos da América do Norte.

Até a primeira metade de 2016 o Brasil passará a participar do programa Global Entry do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) que agiliza a passagem pela imigração dos EUA por meio de quiosques automatizados instalados na grande maioria dos aeoportos americanos – antes da área de imigração.

Para valer-se desse sistema é necessário um cadastro antecipado e pagar uma taxa de US$ 100,00 que não será restituída, mesmo que a solicitação seja negada – feito isso o solicitante será analisado com o objetivo de se verificar se pode ou não ser considerado de baixo risco pelas autoridades americanas. Sendo pré-aprovada a solicitação terá validade de 05 (cinco) anos. De toda forma, convém ressaltar que a imigração americana continua com o direito de qualquer participante do Global Entry.

Destaque-se que tal medida não isenta a necessidade do visto americano para a entrada no território norte-americano, mas apenas permite a liberação, mais rapidamente, do controle por ocasião da chegada nos Estados Unidos.