Fotografando Nova Iorque por Tiziana DiTullio

 Nesta entrevista, a fotógrafa Tiziana DiTullio responsável do site Photo of Fame que realiza há alguns anos ensaios fotográficos que eternizam a visita de várias pessoas a Nova Iorque.

Além de falar sobre a experiência de morar na Big Apple, Tiziana fala um pouco sobre pontos turísticos pouco explorados pelos turistas brasileiros e um pouco mais sobre o seu trabalho fotografando Nova Iorque.

 

1)    O que levou você a morar em Nova Iorque? E o que você mais gosta nesta cidade incrível?

Fui para os Estados Unidos na adolescência, quando minha mãe se casou com um americano da Pensilvânia. Morávamos em um lugar muito pequeno e afastado e, ao terminar o Ensino Médio, decidi ir morar em Nova Iorque, porque sentia falta de cidades grandes. Sempre gostei muito do mosaico de culturas e nacionalidades que se encontra em NY. No trem do metrô, é muito comum ter contato com idiomas e indumentárias diversas. Quando me mudei em 1991, Manhattan era suja e perigosa. Mas mudou muito na gestão do Prefeito Rudolph Giuliani, e hoje é uma das cidades mais seguras dos Estados Unidos. É um grande prazer trabalhar aqui.

 

2)    Desde quando você passou a se interessar por fotografia?

Sempre adorei o mundo das artes, mas, por necessidades financeiras, cursei Economia e Ciências Políticas. Como aqui há muitas opções de matérias eletivas na universidade, fiz aulas de desenho, pintura e história da arte. Em 2003, enquanto trabalhava no mercado financeiro, comprei uma câmera e comecei a fazer cursos de fotografia na School of Visual Arts. No final do mesmo ano, deixei o mercado financeiro e fui a Paris me aperfeiçoar em fotografia na escola Speos. Realizei exposições lá e em Nova Iorque, e acabei me especializando em ensaios fotográficos de famílias, gestantes e crianças, além de casamentos e noivados.
 

3)    Qual o seu sentimento ao fotografar a cidade e os seus turistas?

A ideia de fotografar Nova Iorque e os turistas brasileiros surgiu quando uma amiga de São Paulo me visitou em 2010 e quis presenteá-la com fotos, como costumo fazer com noivos. Ela adorou ter uma ?fotógrafa particular? por um dia. Acompanhei-a aonde ela queria, e sugeri outros lugares mais pitorescos para o ensaio fotográfico. Nada de imagens clichês em frente a pontos turísticos famosos, nem de correr de um lado a outro sem realmente apreciar os belos lugares. Dedicamos algumas horas da visita somente para dar-lhe um tratamento de estrela de cinema.

4)    Nova Iorque tem muitos locais lindos para as fotos, mas qual o preferido dos brasileiros?

Geralmente os que misturam a natureza ao lado urbano. Muitos escolhem o Central Park, um passeio de barca e a Costa Ouro (Gold Coast) de Nova Jersey. Na primavera e no outono, quando tudo é lindo e exuberante, clico-os em parques e jardins botânicos para que apreciem a natureza e a tenham imortalizada nas imagens.

5)    Com a chegada da primavera, qual a sua recomendação para quem quer aproveitar a beleza das flores para incrementar as fotos?

Para os turistas apreciarem a beleza das flores e saírem do concreto de Midtown onde ficam hospedados e fazem compras, sugiro uma visita aos bairros de Chelsea e Meat Packing Disrict, o passeio da HighLine, Battery Park City, Pavonia/Newport e Hoboken (ambas em Nova Jersey), Brooklyn e o Jardim Botânico do Bronx.

6)    Muitos brasileiros vão a Nova Iorque para celebrarem datas diversas como lua de mel, aniversário de casamento, aniversário de filho, etc. É possível direcionar o ensaio fotográfico de acordo com o motivo da viagem a Nova Iorque?

Com certeza, e no dia anterior ao ensaio fotográfico, o cliente e eu conversamos sobre as expectativas dele(a). Aniversário de casamento, lua de mel e noivado são meus temas favoritos, minha especialização e paixão. As melhores épocas do ano para estes ensaios são a primavera, com sua abundância de flores, e o outono, quando as cores das árvores se convertem numa pintura viva. Em tais ocasiões, costumamos escolher um parque em Nova Iorque ou mesmo alguma cidade pitoresca no Vale do Rio Hudson, como Cold Spring.

 

7)    Durante tantos anos de profissão, houve algum momento inesquecível que você possa dividir com o Viajando para Nova Iorque?

Todos os momentos que passo com meus clientes são importantes e inesquecíveis. O relacionamento vai além do de fotógrafo-cliente, muitas vezes vira amizade.

 

Vocês podem conferir o excelente trabalho da Tiziana no site Photo of Fame


 

patrocinadores

Reserva de Hotéis - Orlando Tickets Online Seguro Viagem Allianz