Ellis Island

 
Informações
  • Endereço: Ellis Island, New York, NY, United States
  • Gerenciamento de Filas: Não
Indicação

Resenha

 

Ellis Island fica localizada há apenas alguns minutos da ilha de Manhattan, mostrando-se como um dos seus mais conhecidos pontos turísticos. Para chegar até a ilha é necessário comprar um ingresso do ferryboat em Castle Clinton (Battery Park).

Nesta ilha os imigrantes que chegavam de toda parte do mundo eram registrados e passavam por inúmeras inspeções. Atualmente é estimado que aproximadamente a metade dos americanos podem conhecer a história da sua família através dos registros existentes, posto que pelo menos um integrante das suas famílias deve ther passado pelo porto de Nova Iorque em Ellis Island.

Algumas das atrações existentes:

  • Ellis Island Immigrant Experience: subdivide-se em Family Histories e Peopling of America, o primeiro deles narra a história de seis americanos traçando a busca pelos seus ancestrais e o segundo, é uma "linha do tempo" sobre a história da imigração e informa a respeito das razões que motivaram pessoas das mais diferentes regiões do mundo a imigrarem para os Estados Unidos focando também os costumes, a cultura, a culinária desses imigrantes.
  • Ellis Island History: conta um pouco sobre a origem da ilha, a razão do seu nome, qual a sua função antes de tornar-se o mais conhecido portão para a America e outros detalhes. Os seus registros históricos detalhados são cortesia do National Park Service, e leva os visitantes para uma viagem que vai do período pré-colonial até a época da Revolução Americana, passando pelo inicío do funcionamento da ilha como "portal" para a imigração, até a sua conversão em museu.
  • Ellis Island Timeline: traz uma "linha do tempo" a respeito da história de Ellis Island, você pode selecionar um período histórico do seu interesse e rapidamente terá uma breve descrição sobre o assunto.
  • Ellis Island Photo Albums: é uma seção que contém inúmeras fotos, coleções de imagens desde 1890, mostrando as condições dos navios que passaram pela ilha, bem como Ellis Island Dining Room, sobre o procedimento de imigração, fotos destacando as roupas que os imigrantes trajavam na época, e assim por diante. O Ellis Island Now traz uma coleção moderna, com fotos das atrações deste moderno monumento nacional, incluir fotos da Estátua da Liberdade, do Great Hall, do American Immigrant Wall of Honor, do American Family Immigration History Center e muito mais.
  • Registry Room: era nesse local onde os imigrantes eram examinados por médicos que investigavam-os em busca de deficiências físicas e doenças.
  • Treasures from Home: com mais de mil peças, dentre elas: roupas, jóias, acessórios, fotografias, e muito mais, tem por objetivo recordar um pouco a época em que viveram os imigrantes.

Mais de três milhões de pessoas visitam Ellis Island todo ano. Ellis Island além das atrações que oferece também permite uma vista maravilhosa das cidades de Nova Iorque e Nova Jérsei.

Ellis Island
O filme gratituto Island of Hope, Island of Tears, com duração aproximada de 25 minutos, que narra a história de vida das maioria dos imigrantes europeus que ali chegavam cheios de esperanças de uma vida melhor e ao mesmo tempo com uma série de receios sobre o que encontrariam em seu futuro incerto em um outro país.

No American Family Immigration Center, o visitante poderá pesquisar se seus ancentrais estavam entre os mais de 12 milhões de imigrantes que passaram pela Ellis Island. Para maiores informações acesse: www.ellisisland.org.

Ellis Island
O American Immigrant Wall of Honor, voltado para a bela vista de Manhattan, possui a inscrição de mais de 600 mil nomes de imigrantes que por ali passaram.

Na loja de lembranças da Ellis Island, é possível personalizar diversos itens tais como os usados para registrar os imigrantes, além encontrar doces, brinquedos, lembranças diversas.


A História

Em 1982 o presidente Ronald Reagan solicitou a Lee Iacocca - então chairman da Chrysler Corporation para levar a frente junto a iniciativa privada um esforço para levantar fundos para a restauração e preservação da Estátua da Liberdade e da Ellis Island. Assim, a Statue of Liberty - Ellis Island Foundation (SOLEIF) foi fundada.

O povo americano contribuiu com mais de 500 milhões de dólares para esta fundação e continua contribuindo. para reparar, restaurar e manter esses dois grandes monumentos a liberdade. Todos os fundos destinados a fundação provém do povo americano, nenhum recurso do governo foi utilizado.

Desta forma, em 04 de julho de 1986 realizou um evento de gala que perdurou por 03 dias em celebração a restauração da Estátula da Liberdade.

O evento contou com muitos fogos de artifício, navios, bem como com a presença do presidente americano Ronald Reagan e do presidente francês Francois Mitterand, tendo sido televisionado para mais de 1.5 bilhões de pessoas em 51 países.


A restauração da Ellis Island

Ellis Island

Após a restauração da Estátua da Liberdade as atenções da fundação voltaram-se para a Ellis Island e esta é considerada a maior restauração histórica da própria história dos Estados Unidos. Ellis Island, um dos maiores símbolos da imigração americana, talvez o maior deles, encontrava-se seriamente deteriorada, mas novamente o povo americano respondeu com enorme paixão e generosidade.

Quando Ellis Island foi inaugurada em setembro de 1990 foi revelado o seu museu - Ellis Island Immigration Museum, onde muitos dos seus ambientes foram restaurados de tal forma que pareciam novos, como o na época do procedimento de imigração.

Outras áreas transformadas em teatros, bibliotecas, estúdio, exibições e muito mais. A fundação restaurou ainda mais dois prédios (num total de 05 edifícios salvos e restaurados em Ellis Island), expandindo e atualizando a biblioteca do museu e o estúdio ("Oral History Studio"), bem como criando o o Centro de Orientação para Crianças ("Children’s Orientation Center") e o teatro Ellis Island Living Theatre. Desde a sua inauguração (1990) o Ellis Island Immigration Museum já recebeu aproximadamente 30 milhões de visitantes.

O projeto atual da fundação é expandir significamente o Ellis Island Immigration Museum e se denomina The Peopling of America Center. Em setembro de 2008 a fundação revelou planos para aumentar a história atual  da Ellis Island Era (1892-1954) para incluir um panorama completo da imigração americana com exibições dedicadas a aqueles que chegaram aos Estados Unidos após 1954 e até a presente data. Estima-se que esse novo centro seja inaugurado em 2011.


Horário de funcionamento

A Ellis Island está aberta diariamente de 09:00hs até as 17:00hs, fechando mais tarde durante o verão.


TAGS:  Ellis Island