Estátua da Liberdade

 
Informações
  • Endereço: Liberty Island, New York, NY 11231
  • Gerenciamento de Filas: Não
Indicação

Resenha

 

A Estátua da Liberdade é um dos maiores símbolos dos Estados Unidos, talvez o maior deles.

Oficialmente conhecida como "Liberty Enlightening the World" ("A Liberdade Iluminando o Mundo"), fica localizada na Liberty Island no porto de Nova Iorque e foi inaugurada em 28 de outubro de 1886 em comemoração ao centenário da assinatura Declaração da Independência dos Estados Unidos da América do Norte.

A Estátua foi presente da França tendo sida escupida por Frédéric Auguste Bartholdi. Já a sua fabricação - de toda a sua estrutura metálica - coube a Gustave Eiffel's (que também foi responsável pela não menos famosa "Torre Eiffel").

Ela foi trazida da França para os Estados Unidos desmontada em 214 caixas. A Estátua representa uma mulher com um manto que segura uma tocha e foi feita de cobre, com exceção das chamas da sua tocha que é composta por ouro 24 quilates.

Curiosidade: muitos asseveram que o seu rosto foi inspirado no rosto da mãe de seu criador, Auguste Bartholdi.

Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade tem 46 (quarenta e seis) metros de altura. Todavia com o seu pedestal e fundação atinge um total de 93 (noventa e três) metros. A sua tonalidade é "verde-azul" fruto de reações químicas, sais de cobre.

Para milhões de imigrantes a Estátua da Liberdade significava que haviam chegado na sonhada América, terra das oportunidades. No seu pedestal está escrito "Venham a mim as massas exaustas, pobres e confusas ansiando por respirar liberdade. Venham a mim os desabrigados, os que estão sob a tempestade. Eu os guio com minha tocha."

Curiosidade: É comentado que Bartholdi incorporou símbolos da Maçonaria na sua obra: a tocha, o livro, e o diadema em torno da cabeça.

A Estátua foi reinaugurada em 03 de julho de 1986, após enorme reforma em comeração do seu centenário, tendo sido a sua coroa original substituída. Atualmente a coroa original pode ser vista exposta no saguão.

Os ingressos podem ser adquiridos com até 01 (um) ano de antecedência, o número diário de visitantes é limitado. Para reservar os ingressos visite o site www.statuecruises.com ou ligue para 1 877 523-94849.

Dica: existe um passeio de helicóptero pela ilha com direito a uma vista privilegiada da Estátua da Liberdade. Para maiores informações: Liberty Helicopter Tours.


A restauração da Estátua da Liberdade

A fundação, atuando com conjunto com o National Park Service, U. S. Department of the Interior, restauraram a Estátua da Liberdade. Após o primeiro século, o tempo, a poluição, foram muito severos com esse monumento, fazendo com que a tocha tivesse que ser substituída, assim como a sua coroa restaurada. Assim, um verdadeiro exército de arquitetos, historiadores, engenheiros, e mais de mil trabalhadores embarcaram neste projeto, que também incluiu a instalação de novos elevadores e uma nova exibição localizada em sua base.

Estátua da Liberdade


TAGS:  Statue of Liberty   Estátua da Liberdade