Como utilizar o metrô

O metrô funciona 24 (vinte e quatro) horas por dia em Nova Iorque e é uma das melhores formas formas de conhecer a cidade. Ele é operado pela empresa Metropolitan Transit Authority.

O mapa do metrô você pode obter no seguinte endereço: web.mta.info/maps/submap.html.

No mapa acima é possível notar que todas as linhas possuem uma cor específica, as paradas estão representadas por círculos na cor preta. Existem trens locais e trens expressos a diferença é que os expressos têm menos paradas, pulam algumas paradas, enquanto que as linhas locais param em todas. É necessário trocar de plataforma para eleger a modalidade desejada (linhas locais – linhas expressas).

Fique atento, pois quando ouvir “uptown” significa que o trem segue para o norte da cidade (por exemplo, onde fica o Harlem), já “downtown” indica que vai para o sul (Lower Manhattan).

Após passar na catraca sempre observe as placas com indicações das linhas e dos números dos trens. Cada plataforma é sinalizada com a indicação do trem e do seu destino. Dentro do trem você também encontra um mapa nas suas parades para que possa orientar-se.

Os horários de pico vão das 7h30 às 9h30 e das 16h30 às 18h30 de segunda a sexta-feira.

Adultos e idosos pagam o mesmo valor da passagem. Já crianças até 1,12m não pagam.


Forma de Pagamento – MetroCard

Com relação ao metrô importante destacar que caso pretenda utilizá-lo várias vezes é interessante que adquira o cartão chamado MetroCard que é em máquinas automáticas “MetroCard Vending Machines” existentes nas estações e também nas bilheterias. Você pode utilizar o cartão para acesso a todo o sistema de transporte público em Nova Iorque e as baldeações do metrô para o ônibus são gratuitas.

Existem várias modalidades de cartão: avulsoPay-Per-Ride e Unlimited Ride MetroCard. Esse último se presta para 07 dias e pode ser utilizado de forma ilimitada como o próprio nome aponta.

Dica: se a máquina (“vending machine”) solicitar que informo o seu CEP (ZIP code) basta digitar “99999”.

Para maiores informações – web.mta.info/metrocard/.