Broadway para todos os gostos

Ok, eu confesso, eu amo Nova York! Já fui para lá cinco vezes, e não me canso. Cada nova viagem descubro algo diferente, aprendo novos caminhos e locais para conhecer.

NY é legal não só pelos famosos pontos turísticos e pelas vantajosas e atraentes compras, mas principalmente pelo enorme potencial cultural. Ir para a Big Apple e não assistir a um musical da Broadway, por exemplo, é praticamente um sacrilégio. Eles são realmente imperdíveis.

Já assisti a cinco deles, e posso, com certeza, recomendar cada um deles. Na minha primeira viagem a NY escolhi um clássico, O Fantasma da Ópera. O musical composto por Andrew Lloyd Webber e baseado no romance de Gastón Leroux talvez seja o de maior sucesso da Broadway. Recentemente, o espetáculo bateu o recorde de permanência em exibição em NY, superando outro clássico, Cats. Além disso, sua trilha sonora está na lista dos álbuns mais vendidos do mundo. O Fantasma da Ópera conta a história de um gênio musical que vive nos subterrâneos do Teatro da Ópera de Paris e que se apaixona pela adorável Christine, a quem ele deseja transformar em uma nova estrela da ópera. Costumo dizer que esse é um musical obrigatório. Impossível não se emocionar, ou ficar com aquela sensação de nó na garganta com este eterno clássico da Broadway.

Minha segunda experiência na Broadway foi com um musical que tinha acabado de ganhar o prêmio Tony Awards como o melhor musical do ano de 2006, Jersey Boys. Ele conta a história de um dos grupos de rock ‘n’ roll mais famosos da década de 60, o The Four Seasons, que tinha como líder o vocalista Frankie Valli. Grande sucesso de crítica e de público este bem humorado musical possui um trilha sonora fantástica com destaque para o hit “Can’t Take My Eyes Of You” que já fez parte de vários filmes de sucesso internacional. Outra grande pedida, entretenimento mais do que garantido.

Três anos atrás estava viajando com meu sobrinho e ele queria assistir à versão teatral para o clássico da Disney, O Rei Leão. Achei que não seria uma grande opção, mas ainda bem que eu estava errado. A versão da Broadway é sensacional. A história é a mesma, mas a forma que os produtores encontraram para adaptá-la para o teatro com atores reais foi muito criativa. As maquiagens impressionam e os atores que fazem os personagens Pumba e Timão são hilários. Para quem quer assistir uma peça baseada em um desenho da Disney este é um prato cheio. Se você estiver viajando com crianças, então é uma escolha perfeita.

Outra adaptação que assisti recentemente foi para o clássico filme Mary Poppins. Sempre gostei do filme e não poderia perder a oportunidade de conferir sua versão teatral. Efeitos especiais belíssimos e uma história que não perde seu brilho mesmo com o passar dos anos fazem de Mary Poppins outra boa opção. Por possuir mais diálogos do que músicas, talvez não seja o mais apropriado para aqueles que não possuem um bom conhecimento de inglês, mas se você gosta do filme pode ir sem medo, pois não se arrependerá. Foi um dos espetáculos mais aplaudidos que eu assisti.

Amantes do rock ‘n’ clássico dos anos 80, especialmente do hard rock norte-americano não podem nem pensar em deixar de assistir o espetáculo Rock of Ages. Uma das mais recentes atrações da Broadway, e que pude ver em fevereiro deste ano, ela conta a história de um bar man vivido pelo ex-American Idol, Constatine Maroulis, que tem o sonho de virar um rock star e que se apaixona por uma garota do interior que acaba de se mudar para a famosa Sunset Strip, na Califórnia. É uma comédia romântica engraçada demais e que tem como pano de fundo, músicas de Bon Jovi, Poison, Whitesnake, Journey, Twisted Sister, Asia, dentre outros. É impressionante como a platéia vai à loucura durante o espetáculo, a interação é constante, um verdadeiro show. Não preciso dizer que adorei, e que pretendo assisti-lo novamente em breve. Se tiver a oportunidade e gostar deste tipo de música vá correndo.

Como vocês puderam perceber na Broadway têm de tudo, desde clássicos eternos, histórias inéditas ou pouco conhecidas, versões de famosos filmes de Hollywood, o mundo de Walt Disney e espetáculos com o mais puro rock ‘n’ roll. Entretenimento total para todos os gostos, idades e vontades.

Se você estiver indo para Nova York não deixe de conferir estes ou outros grandes espetáculos. Diversão garantida e mais do que obrigatória!

Ingressos

Existem algumas formas de adquirir um ingresso para sua peça favorita. Você pode tanto comprar pela internet em sites como Ticketmaster ou Theater Mania, como em hotéis ou nos próprios teatros. Entretanto o preço dos ingressos não é tão barato assim, apesar do custo benefício ser justo e recompensador. Para os melhores lugares (orchestra / andar inferior, mais próximo do palco), o ingresso custa em média 120 dólares, já para o mezzanine (andar superior) os ingressos variam entre 70 e 80 dólares em média. Mas, existe a possibilidade de correr atrás de bilhetes com desconto. Estes bilhetes podem ser encontrados em dois lugares: no guichê da TKTS que fica na Times Square, ou no outro guichê da TKTS que fica no Pier 17, em South Seaport. Dica Importante! Como esses ingressos são promocionais a fila para comprá-los pode ser quilométrica, especialmente na Times Square, onde os turistas costumam se aglomerar, portanto vá até o Pier, pois além de ser um lugar muito bonito para visitar é bem mais vazio, afinal é onde os nova-iorquinos costumam comprar seus ingressos e não os turistas em geral.

__

Luiz André Guazzelli é jornalista, formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Para contatá-lo: guazza@gmail.com.

patrocinadores

Reserva de Hotéis - Orlando Tickets Online Seguro Viagem Allianz