Apollo Theater

  • teatros
  • Apollo Theater
Endereço: 253 West 125th Street, New York, NY 10027
Website: www.apollotheater.org

O Apollo Theater, no Harlem, é um dos mais famosos teatros de Nova Iorque, nele já se apresentaram lendas da música como Elvis Presley (onde foi transmitida a sua primeira apresentação na televisão).

Desde que abriu suas portas em 1914 e apresentou as primeiras competições de Night Amateur em 1934, o Apollo tem desempenhado um papel importante no surgimento do jazz, swing, bebop, R & B, gospel, blues e soul – todos os gêneros de música na quinta-essência. Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Billie Holiday, Sammy Davis Jr., James Brown, Bill Cosby, Gladys Knight, Luther Vandross, D’Angelo, Lauryn Hill e muitos outros começaram a sua estrada para o estrelato no estádio Apollo. Hoje, o Apollo é um respeitado sem fins lucrativos, que apresenta shows, artes cênicas, educação e programas de divulgação da comunidade.

O teatro neoclássico conhecido hoje como o Teatro Apollo foi projetado por George Keister e de propriedade de Sidney Cohen. Em 1914, Benjamin Hurtig e Harry Seamon obtiveram um contrato de trinta anos no teatro recém-construído, chamando-o de Hurtig e do New Burlesque Theatre de Seamon. Como muitos teatros americanos durante esse período, os afro-americanos não podiam comparecer como patronos ou realizar.

Em 1933, Fiorello La Guardia, que mais tarde se tornaria o prefeito da cidade de Nova York, iniciou uma campanha contra o burlesco. Hurtig & Seamon’s foi um dos muitos teatros que fecharia.

Cohen reabriu o prédio como o 125th Street Apollo Theatre em 1934 com seu parceiro, Morris Sussman atuando como gerente. Cohen e Sussman mudaram o formato dos shows de revistas burlescas para variadas e redirecionaram sua atenção de marketing para a crescente comunidade afro-americana em Harlem.

Frank Schiffman e Leo Brecher assumiram o Apollo em 1935. As famílias Schiffman e Brecher operariam o Teatro até o final da década de 1970.

O Apollo reabriu brevemente em 1978 sob nova administração e depois fechou novamente em novembro de 1979. Em 1981, Percy Sutton foi proeminente advogado, político, executivo de mídia e tecnologia e um grupo de investidores privados. Sustentando a propriedade de Sutton, o teatro foi equipado com um estúdio de gravação e televisão.

Em 1983, o Apollo obteve o status histórico do estado e da cidade e, em 1991, a Apollo Theatre Foundation, Inc., foi criada como uma organização privada sem fins lucrativos para gerenciar, financiar e supervisionar a programação do Teatro Apollo. Hoje, o Apollo, que funciona sob a orientação de um Conselho de Administração, apresenta shows, artes cênicas, educação e programas de divulgação comunitária.

É possível visitar o teatro em grupos guiados de 20 (vinte) pessoas.

Luiz Carlos Pantoja Filho

Luiz Carlos Pantoja Filho

Proprietário e Webmaster

Criador e Webmaster do site Viajando para Nova Iorque, advogado, apaixonado por Nova Iorque, pai da Manuella, marido da Greicy Pantoja...


Já conhece Apollo Theater , por favor, deixe a sua avaliação:

Nome
Email
Título da Avaliação
Nota
Comentário